« regresse à lista de resultados de pesquisa  
ÓLEUMICSC: 1447 (Novembro 2016)
Sulfuric acid, fuming
Disulphuric acid
Dithionic acid
Pyrosulfuric acid
Mixture of sulfuric acid and sulfur trioxide
CAS #: 8014-95-7
ONU #: 1831

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não combustível. Muitas reacções podem provocar incêndio ou explosão. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Risco de incêndio e explosão com bases, substâncias combustíveis , agentes redutores, água ou materiais orgânicos.    NÃO entrar em contacto materiais incompatíveis: Consultar Perigos Químicos  NÃO usar água . Em situações de fogo nas imediações, usar meios de extinção apropriados  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. NÃO colocar a substância em contacto direto com a água. 

 EVITAR PRODUÇÃO DE NÉVOAS! EVITAR QUALQUER CONTACTO! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de garganta. Sensação de ardor. Falta de ar. Respiração ofegante.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte imediatamento o médico. 
Pele Vermelhidão. Dores. Bollhas. Queimaduras graves da pele.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção. Avental.  Utilizar luvas de protecção na administração de primeiros socorros. Primeiro enxaguar abundantemente com água durante pelo menos 15 minutos, depois retirar as roupas contaminadas e enxaguar novamente. Consultar imediatamente o médico. 
Olhos Vermelhidão. Dores. Visão turva. Queimaduras graves.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade). Consultar imediatamente o médico. 
Ingestão Queimaduras na boca e na garganta. Sensação de ardor por trás do esterno. Dores abdominais. Vómitos. Choque ou colapso.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Enxaguar a boca. Não dê nada a beber. NÃO induzir o vómito. Procurar imediatamente cuidados médicos. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário para proteção química incluindo aparelho respiratório autónomo. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. NÃO absorver com serradura ou outros absorventes combustíveis. Recolher o líquido derramado em recipientes seláveis . Absorver o restante líquido com areia seca ou absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais. Neutralizar cuidadosamente o resíduo com cal ou carbonato de sódio. 

De acordo com o criterio GHS da ONU

skull;toxiccorr
Mortal por inalação
Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves
Pode provocar irritação das vias respiratórias
Pode ser corrosivo para os metais
Ver Notas 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 8; Riscos Subsidiários ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: I 

ARMAZENAMENTO
Seco. Separado de géneros alimentícios e materiais incompatíveis. Consulte Perigos Químicos. Armazenar apenas na embalagem original. Ventilação ao longo do solo. 
EMBALAGEM
Embalagens inquebráveis.
Coloque as embalagens quebráveis em recipientes inquebráveis fechados.
Hermética.
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
ÓLEUM ICSC: 1447
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO VISCOSO A OLEOSO, HIGROSCÓPICO, FUMANTE, INCOLOR A CASTANHO COM CHEIRO CARACTERÍSTICO. 

Perigos físicos
O vapor é mais pesado do que o ar.  

Perigo químicos
Descompõe-se por aquecimento. Isto produz gases tóxicos e corrosivos incluindo óxidos de enxofre. A substância é um oxidante forte. Reage com materiais combustíveis e redutores e materiais orgânicos. Isto gera risco de incêndio e explosão. A solução em água é um ácido forte. Reage violentamente com bases e é corrosivo aos metais. Isto produz gás inflamável/explosivo (hidrogénio - ver ICSC/FISQ 0001). Reage violentamente com água e ar húmido. Isto produz ácido sulfúrico. Ver Notas. Ataca alguns plásticos. 

Fórmula: H2SO4.O3S
Massa molecular: consulte as Notas
Ponto de ebulição ver Notas.
Ponto de fusão: ver Notas
Densidade relativa (água = 1): 1.9
Solubilidade em água: miscível, reacção
Pressão de vapor: ver Notas
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 3-3.3
Densidade relativa da mistura de vapor/ar a 20°C (ar = 1): 1.01-1.3  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
Efeitos locais por todas as vias de exposição. A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus aérossois.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é muito corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratório. Corrosivo por ingestão A exposição pode causar asfixia por inflamação da garganta. A inalação de concentrações elevadas pode causar edema pulmonar, mas apenas depois de terem ocorrido os efeitos corrosivos iniciais sobre os olhos e tracto respiratório superior A inalação pode causar reações semelhantes às da asma (RADS) . É indicada vigilância médica. Ver Notas.  

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar será atingida rápidamente por evaporação desta substância a 20°C. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado com a pele pode causar dermatites. A inalação repetida ou prolongada a aerossóis pode causar efeitos sobre os pulmões. Existe o risco de erosão dentária após exposição repetida ou prolongada a um aerossol desta substância. As névoas provenientes deste ácido inorgânico forte são cancerígenas para os seres humanos. Ver Notas 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
 

AMBIENTE
A substância é prejudicial para os organismos aquáticos.  

NOTAS
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes não se manifestam até passarem algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
As névoas de ácido inorgânico forte são classificadas pelo IARC como carcinogénicas (grupo 1). Contudo, não há informação disponível sobre a carcinogenicidade de outras formas físicas desta substância. Por conseguinte, não foi aplicada qualquer classificação de carcinogenicidade nos termos do GHS.
NUNCA deitar água nesta substância; para a dissolver ou diluir, deve juntar a água lentamente.
A quantidade de trióxido de enxofre livre pode variar, o que pode alterar as propriedades físicas, e consequentemente não é indicado nenhum valor para o peso molecular.
Os valores de pressão de vapor reportados diferem muito (de 0,3 a 21,9 kPa).
Ponto de ebulição das soluções (% SO_3): 138°C (20% ), 116°C (30%), 60°C (65%).
Ponto de fusão (% SO_3): 2°C (20%), 21°C (30%), 5°C (65%).
Ver ICSC/FISQ 0362 e 1202.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: C; R: 14-35-37; S: (1/2)-26-30-45; Notas: B 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019