« regresse à lista de resultados de pesquisa  
ÁCIDO FLUOROBÓRICO (solução aquosa ≥ 25 %)ICSC: 1040 (Junho 2011)
Hydrogen tetrafluoroborate
Hydrofluoboric acid
Borofluoric acid
Fluoboric acid
CAS #: 16872-11-0
ONU #: 1775
Número CE: 240-898-3

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não combustível. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.        Em situações de fogo nas imediações, usar meios de extinção apropriados   

 EVITAR QUALQUER CONTACTO! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Dor de garganta. Tosse. Sensação de ardor. Falta de ar. Respiração ofegante.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Consulte imediatamento o médico. 
Pele Dores. Bollhas.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar a pele abundantemente com água ou tomar um duche. Consultar imediatamente o médico. Aplicar gluconato de cálcio nas áreas queimadas. 
Olhos Vermelhidão. Dores. Queimaduras profundas graves.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Queimaduras na boca e na garganta. Dor de garganta. Sensação de ardor. Dores abdominais. Diarreia. Vómitos. Choque ou colapso.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Enxaguar a boca. NÃO induzir o vómito. Procurar imediatamente cuidados médicos. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. Consulte um perito! Recolher o líquido derramado em recipientes seláveis . Absorver o restante líquido com areia ou absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

corrcancer;health haz
PERIGO
Pode ser corrosivo para os metais
Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves
Provoca danos no sistema respiratório 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 8; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
Separado de bases fortes , metais e géneros alimentícios. Bem fechado. Ventilação ao longo do solo. Armazenar apenas no contentor original. NÃO armazenar ou transportar em contentores de metal ou vidro. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. 
EMBALAGEM
Embalagens inquebráveis.
Coloque as embalagens quebráveis em recipientes inquebráveis fechados.
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
ÁCIDO FLUOROBÓRICO (solução aquosa ≥ 25 %) ICSC: 1040
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO INCOLOR. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Descompõe-se por aquecimento. Isto produz fumos tóxicos e corrosivos, incluindo fluoreto de hidrogénio e compostos fluorados. A solução em água é um ácido forte. Reage com bases e é corrosivo. Ataca muitos metais. Isto produz gás inflamável/explosivo (hidrogénio - ver ICSC/FISQ 0001).  

Fórmula: HBF4
Massa molecular: 87.8
Densidade relativa (água = 1): 1.4 (solução a 50% )  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
Efeitos locais e Efeitos sistémicos por todas as vias de exposição. 

Efeito de exposição a curto prazo
Corrosivo. A inalação pode causar forte inchaço da garganta . Isto pode resultar em asfixia. A inalação pode causar a inalação de grandes quantidades de vapores metálicos de prata pode causar lesões pulmonares devido a edema pulmonar. . A exposição a níveis elevados pode causar graves lesões pulmonares. Ver Notas. É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
Não pode ser dada qualquer indicação sobre o taxa a que uma concentração nociva desta substância no ar é atingida quando dispersa. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV: (em F):.
TLV-TWA1 2.5 mg/m3.
4A (não classificável como agente cancerígeno para o ser humano).
MAK: (a fracção inalável ): 1 mg/m3; categoria de limite de pico de exposição: II(4); risco relativo ao grupo das grávidas: C; absorção cutânea (H) 

AMBIENTE
Esta substância pode ser perigosa para o ambiente. Deve ser dada especial atenção a peixes.  

NOTAS
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes não se manifestam até passarem algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
Deve ser considerada a administração imediata de uma terapia apropriada por inalação, por um médico, ou por uma pessoa autorizada.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
Ver ICSC/FISQ 0283.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: C; R: 34; S: (1/2)-26-27-45 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019