« regresse à lista de resultados de pesquisa  
CLORATO DE BÁRIOICSC: 0613 (Abril 2000)
Chloric acid, barium salt
CAS #: 13477-00-4
ONU #: 1445
Número CE: 236-760-7

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não é combustível mas potência a combustão de outras substâncias. Muitas reacções podem provocar incêndio ou explosão.  Consultar Perigos químicos. Risco de incêndio e explosão.  NÃO pôr em contacto com substâncias inflamáveis. NÃO pôr em contacto com materiais orgânicos, metais em pó, sais de amónio ou agentes redutores.  NÃO expor à fricção ou ao choque. Sistema fechado, equipamento eléctrico e de iluminação à prova de explosão por poeiras. Evitar a deposição de poeira.  Em situações de fogo nas imediações, usar meios de extinção apropriados  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. Combater o fogo a partir de um local seguro. 

 EVITAR A DISPERSÃO DE POEIRA! HIGIENE RIGOROSA!  
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de garganta. Consulte Ingestão.  Utilize ventilação (excepto para pó), exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte o médico. 
Pele Vermelhidão.  Luvas de proteçao.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante pelo menos 15 minutos, depois retirar as roupas contaminadas e enxaguar novamente. Consultar o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores.  Usar viseira de proteção ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Dores abdominais. Lábios, unhas e pele azulados. Confusão. Convulsões. Diarreia. Tonturas. Dor de cabeça. Náuseas. Perda de consciência. Vómitos. Fraqueza.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Enxaguar a boca. Provocar o vómito (APENAS EM PESSOAS CONSCIENTES!). Descanse. Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Consulte um perito! Proteção individal: respirador com filtro de partículas adaptado à concentração da substância em suspensão no ar. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Varrer a substância derramada para recipientes cobertos. Se necessário, humedecer primeiro para evitar a formação de poeiras. Lavar o restante com água em abundância. NÃO absorver com serradura ou outros absorventes combustíveis. 

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 5.1; Riscos Subsidiários ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
Separado de substâncias combustíveis, agentes dedutores, compostos de amónio , pós metálicos e géneros alimentícios. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
CLORATO DE BÁRIO ICSC: 0613
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
PÓ INCOLOR CRISTALINO. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Misturas com compostos orgânicos, agentes redutores , agentes contendo amoníaco e pós metálicos são sensíveis ao choque . Decompõe-se violentamente por aquecimento. Isto produz oxigénio e fumos tóxicos. Isto gera risco de incêndio e explosão. A substância é um oxidante forte. Reage com materiais combustíveis e redutores.  

Fórmula: BaCl2O6 / Ba(ClO3)2
Massa molecular: 304.2
Descompõe-se a 250°C
Densidade: 3.2 g/cm³
Solubilidade em água, g/100ml: 27.4 (bom)  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é irritante para os olhos, pele e tracto respiratório. A substância pode causar efeitos no sangue e sistema nervoso. Isto pode resultar em formação da metaemoglobina . A exposição pode causar hipocalemiarins. Isto pode resultar em perturbações cardíacas ou distúrbios musculares . Os efeitos podem ser retardados. É indicada vigilância médica. A exposição pode causar morte. 

Risco de inalação
A evaporação a 20°C é insignificante; no entanto, pode ser atingida rapidamente uma concentração danosa de partículas transportadas pelo ar por dispersão, especialmente se sob a forma de pó. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 0.5 mg/m3.
TLV: 4A (não classificável como agente cancerígeno para o ser humano).
MAK: (em Ba): 0.5 mg/m3; categoria de limite de pico de exposição: II(8); risco relativo ao grupo das grávidas: D.
EU-OEL: (em Ba):.
EUL-TWA1 0.5 mg/m3 

AMBIENTE
A substância é prejudicial para os organismos aquáticos.  

NOTAS
Dependendo do grau de exposição, é sugerido um exame médico periódico.
Os sintomas de paralisia só se manifestam depois de passadas algumas horas.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
Lavar as roupas contaminadas com água em abundância devido ao risco de incêndio.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: O, Xn, N; R: 9-20/22-51/53; S: (2)-13-27-61 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019