« regresse à lista de resultados de pesquisa  
DISSULFURETO DE CARBONOICSC: 0022 (Abril 2000)
Carbon bisulfide
Carbon sulfide
Carbon disulphide
CAS #: 75-15-0
ONU #: 1131
Número CE: 200-843-6

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Fácilmente inflamável. Muitas reacções podem provocar incêndio ou explosão. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Misturas de vapor/ar são explosivas.  EVITAR chama aberta, EVITAR faíscas e NÃO fumar. NÃO pôr em contacto com superficies quentes.  Sistema fechado, ventilação, equipamento eléctrico à prova de explosão e iluminação. Evitar a acumulação de cargas electrostáticas (p. ex., através da ligação à terra). NÃO usar ar comprimido para encher, descarregar ou manusear. NÃO expor à fricção ou ao choque.  Usar pulverizões com água, pó, espuma, dióxido de carbono.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. 

 HIGIENE RIGOROSA! EVITAR A EXPOSIÇÃO DE MULHERES (GRÁVIDAS)! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tonturas. Dor de cabeça. Náuseas. Falta de ar. Vómitos. Fraqueza. Irritabilidade. Alucinações.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Consulte o médico. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Pele seca. Vermelhidão. Consulte também: Inalação.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante pelo menos 15 minutos, depois retirar as roupas contaminadas e enxaguar novamente. Consultar o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores.  Usar viseira de proteção, proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Consultar mais em Inalação.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Não dê nada a beber. Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. Remover todas as fontes de ignição. Absorver o restante líquido com areia ou absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais. NÃO despejar no esgoto. 

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 3; Riscos Subsidiários ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: I 

ARMAZENAMENTO
À prova de fogo. Separado de oxidantes e géneros alimentícios. Fresco. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. 
EMBALAGEM
Hermética.
Embalagens inquebráveis.
Coloque as embalagens quebráveis em recipientes inquebráveis fechados.
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
DISSULFURETO DE CARBONO ICSC: 0022
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO INCOLOR COM CHEIRO CARACTERÍSTICO. 

Perigos físicos
O vapor é mais pesado do que o ar e pode propagar-se no solo; é possível uma ignição à distancia. Podem ser geradas cargas electrostáticas, como resultado de fluxos, agitação, etc.,  

Perigo químicos
Pode decompor-se de forma explosiva por choque, fricção ou pancada violenta. Pode explodir por aquecimento. A substância pode inflamar-se espontaneamente em contacto com superfícies quentes e ar. Isto produz fumos tóxicos de dióxido de enxofre (ver ICSC/FISQ 0074). Reage violentamente com oxidantes. Isto gera risco de incêndio e explosão. Ataca algumas formas de plástico, borracha e revestimentos. 

Fórmula: CS2
Massa molecular: 76.1
Ponto de ebulição: 46°C
Ponto de fusão: -111°C
Densidade relativa (água = 1): 1.26
Solubilidade em água, g/100ml a 20°C: 0.2
Pressão de vapor, kPa a 25°C: 48
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 2.63
Ponto de inflamação: -30°C c.c.
Temperatura de auto-ignição: 90°C
Limite de explosividade, vol% no ar: 1-50
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 1.84  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é irritante para os olhos, pele e tracto respiratório. Em caso de ingestão do líquido, a aspiração para os pulmões pode resultar em pneumonia química. A substância pode causar efeitos no sistema nervoso central. A exposição pode causar diminuição de consciência . A exposição entre 200 e 500 ppm pode causar morte. 

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar, pode ser atingida muito rápidamente por evaporação desta substância a 20°C. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado com a pele pode causar dermatites. A substância pode ter efeitos sobre sistema cardiovascular e o sistema nervoso . Pode resultar em doença coronária, efeitos neurocomportamentais graves, polineurite e psicoses. Testes em animais mostram que esta substância pode causar efeitos tóxicos na reprodução humana.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 1 ppm.
TLV: (pele); 4A (não classificável como agente cancerígeno para o ser humano) ; BEI estabelecido.
MAK: 16 mg/m3, 5 ppm; categoria de limite de pico de exposição: II(2); absorção cutânea (H); risco relativo ao grupo das grávidas: B.
EUL-TWA1 15 mg/m3, 5 ppm.
EU-OEL: (pele) 

AMBIENTE
A substância é tóxica para os organismos aquáticos. 

NOTAS
Dependendo do grau de exposição, é sugerido um exame médico periódico.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: F, T; R: 11-36/38-48/23-62-63; S: (1/2)-16-33-36/37-45 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019